Perfil Comportamental DISC

O mapeamento de perfis nos seres humanos, para entender como se relacionam e como se sentem, é uma conduta milenar.

Há muitos anos se está em busca de saber como podemos entender melhor as pessoas com as quais nos relacionamos, para harmonizar a nossa comunicação.

O precursor foi Hipócrates, mas com o fim específico de entender que tipo de pessoa esta ou aquela doença atingia, compreendendo já a interação entre corpo e mente.

Carl Jung não fez diferente. Ele criou um modelo para entender como as pessoas se relacionavam com o meio interno e externo, percebendo que isso se dava através da intuição.

Estudo mais específico apareceu em 1928, quando o criador da mulher maravilha e do polígrafo (detector de mentiras) William Moulton Marston, mapeou 4 padrões de comportamentos nas pessoas. O mapeamento se deu com relação ao que elas pensavam, de que maneira agiam e de que maneira se relacionavam entre si.

Vinte anos depois, o psicólogo Walter Vernon Clarke, com a intenção de colocar as pessoas certas nos cargos certos, aperfeiçoou o método criado por Marston, criando um questionário para este mapeamento de comportamentos, utilizado até os dias de hoje, inclusive durante os Processos de Coaching e em Devolutivas de Perfil comportamental, que são os trabalhos que desenvolvo.

Apresento a vocês agora, os 4 perfis mapeados por William Marston:



Pessoas com Perfil Dominante:


Palavra de ordem: RESULTADO


Os dominantes são extremamente autoconfiantes e tem um foco incrível nos resultados, tornando-se firmes e decididos em relação a eles. São competitivos e por vezes audaciosos. Preferem sempre trabalhar em ambientes dinâmicos e as competições não os intimidam. São bastante direcionados ao cumprimento de prazos.

Mas, como todo perfil, existem comportamentos que podem ser melhorados e os dominantes não são diferentes. Em razão de serem extremamente focados e terem comportamento dinâmico, incomodam-se com pessoas que são mais calmas no agir e no pensar e por isso ficam inquietos. Muitas vezes são agressivos em sua fala e podem ferir pessoas que tem perfis opostos.

Faça aos dominantes, propostas menores e objetivas, colocando resultados e valores nas primeiras páginas, senão, ele facilmente vai se desinteressar.





Pessoas com Perfil Influente:


Palavra de ordem: CONEXÃO


Os influentes são extremamente extrovertidos e amigáveis. Precisam relacionar-se com outras pessoas para se sentirem pertencentes, parecendo sempre otimistas e entusiasmados. Jamais você verá um influente sem nenhum assunto para conversar e além disso eles tem uma capacidade de persuasão incrível, influenciando todos ao seu redor. O foco deles é no momento presente, sem muita preocupação com aquilo que virá.

Assim como os Dominantes, as pessoas de Perfil Influente também precisam melhorar alguns aspectos, principalmente no que diz respeito à fala. Como são extrovertidos e brincalhões, podem por vezes cansar o seu expectador, falando demais. Um aspecto também muito importante é com relação à necessidade de aceitação social, que pode dificultar ao Influente o "dizer não", por medo de ser rejeitado.

Evite propostas com muitos detalhes a pessoas desse perfil, pois elas perdem o foco muito rápido e preferem a comunicação de maneira presencial.





Pessoas com Perfil Estável:


Palavra de ordem: SEGURANÇA


Pessoas deste perfil também são voltadas para os relacionamentos, mas de maneira muito mais tranquila, uma vez que são calmos, ponderados e muito compreensivos. São equilibrados e reservados e estão sempre em busca de harmonia e estabilidade. São pessoas muito agradáveis para se conversa e podem se tornar conciliadores quando a situação exige.

Assim como os demais perfis, os estáveis também precisam buscar suas inabilidades e melhorá-las e uma delas é a dificuldade em se adaptar às mudanças. Eles precisam ser avisados com antecedência, para que possam se preparar, uma vez que são extremamente planejadores e só dão o primeiro passo, quando se sentem seguros do que estão fazendo. São tão passivos que podem ser julgados como vagarosos demais, por pessoas de perfis mais dinâmicos e por vezes podem se tornar inseguros para avançar. São bastante acomodados, ocasionando talvez uma certa procrastinação.

Pessoas desse perfil amam ambientes harmônicos e tranquilos para trabalhar, apesar de gostarem muito de trabalhar em grupo.

Quando fizer negócio com um estável, valorize o planejamento e seja específico.





Pessoas com Perfil Analítico:


Palavra de ordem: PRECISÃO


Pessoas deste perfil somente agem quando não precisarem voltar atrás e quando o projeto está perfeito. São extremamente racionais e agem de maneira lógica. São discretos, calados e por vezes retraídos. Agem com muita concentração e organização. São sistemáticos e autodisciplinados, pois já nasceram com disciplina e isso para eles é muito natural e leve.

Como todos os outros perfis, os analíticos também possuem aspectos a serem melhorados, que são os relacionados à rigidez. Em razão de serem muito precisos acabam por se tornarem centralizadores e consequentemente ficarão sobrecarregados. Por serem extremamente organizados, quando algo sai fora do planejado, ficam muito preocupados e ansiosos. Outro ponto a ser melhorado é a questão dos prazos, pois seu perfeccionismo faz com que muitas vezes os perca.

Preferem trabalhar em ambientes reservados e extremamente organizados, mas sozinhos.

Ao fazer uma proposta de negócio para um analítico, preocupe-se com os mínimos detalhes e nunca esqueça de algo para minimizar riscos.



Os perfis comportamentais não podem nos engessar, pois temos que transitar por eles com leveza, quem sabe aumentando as habilidades da dominância quando estivermos em cargos de liderança e aumentando as habilidades da estabilidade quando precisarmos ser empáticos e ouvir alguém que precisa de nós e esta é a grande sacada deste mapeamento.

Quando mapeamos nosso perfil, através de um questionário dentro de uma plataforma, nos tornamos capazes de ser muito mais empáticos para com os outros, principalmente com aqueles que mais amamos. Compreendendo a essência daquilo que os incomoda e podendo mostrar aquilo que nos incomoda de maneira leve e harmoniosa, melhorando nossa COMUNICAÇÃO.

E vale lembrar, que não existe perfil pior ou melhor, mas existe o quanto estou madura no meu perfil e o quanto eu aproveito desta maturidade para avançar rumo aos meus sonhos.

Vale lembrar, ainda, que talvez você esteja com seu perfil elástico ou modificado, o que só poderá ser mapeado através de um Processo de Coaching, que é uma Ressonância Magnética da sua Alma.

Marque uma sessão experimental e descubra de que maneira você pode mapear seu perfil comportamental e se direcionar para a vida que você merece.

...

Roberta Pimentel - Family Coach © Todos os direitos reservados

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo