Neurociência e as suas decisões


Nós tomamos fatos, experiências e eventos da vida, e atribuímos a eles significado com nosso pensamento (Caroline Leaf)

A neurociência diz, que ao termos uma situação no nosso presente, onde devemos tomar uma decisão, ou um desafio que temos que ultrapassar, nosso cérebro vai ao passado e busca, dentre todas as informações que temos armazenadas em nossa memória de longo prazo, aquela que seja semelhante à situação do presente, ou alguma que tenha me feito sentir da mesma maneira que me sito agora, trazendo-a ao presente, para dar sentido ao meu desafio ou para dar sentido para a decisão que vou tomar.

Eis que, infelizmente, e isso é algo que já sabemos, uma vez que percebemos no mundo o tamanho das tristeza que as pessoas estão, nossas lembranças, na maioria das vezes, são de dor.

Nosso cérebro traz a lembrança de dor e, juntamente com o medo que temos do futuro, nos paralisa.



VOU TE DAR UM EXEMPLO DISSO....


Pense que talvez uma pessoa tenha, lá no seu passado, há 3 ou 4 anos, rodado em um concurso e hoje, decidiu fazer novamente, está estudando e bastante feliz. No dia da prova, entra na sala, arruma seu material e quando a prova é colocada em cima de sua classe, ela congela e não consegue nem mesmo pegar a caneta. É neste momento que o cérebro dela vai ao passado e se recorda de ter rodado no último concurso que fez e traz aquela sensação de quando viu que não tinha passado, para dar sentido aquele momento.

Através do RESSIGNIFICAR (que está dentre as técnicas utilizadas no Processo Coaching), contamos uma nova história para nosso cérebro que, se ele decidir acreditar, você transformará sua dor do passado em esperança, fazendo com que ele traga ao presente, uma sensação de bem-estar e torne suas decisões assertivas.

Isso nos mostra que, nosso passado de dor faz com que percamos o momento certo de tomar decisões e nosso futuro de medo faz com que paralisemos no presente, não tomando decisão alguma.

Seu passado e seu futuro decidem o que você fará no seu presente.



...

Roberta Pimentel - Family Coach © Todos os direitos reservados


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo