Linguagens de Valorização


Os seres humanos entendem o amor de maneiras diferentes.

A cada um pertence a leitura sobre o amor.

Não é sobre o amor que damos, mas sobre o amor que é sentido.

Talvez você já tenha vivenciado situações como as que vou descrever agora ou talvez você conheça alguém que vivenciou.

Uma determinada pessoa, um adulto, diz que não se sentiu amado por seus pais.


Esses pais, ao saberem de tal afirmação ficam apavorados, uma vez que entendem terem feito tudo o que podiam por este filho.


Surpresos, perguntam a ele e argumentam com ele que lhe serviram de diversas maneiras, dando-lhe presentes caros, proporcionando tudo o que ele precisava para sua subsistência e lhe enchendo de carinho.


Acontece que, este filho, tinha como linguagem de valorização ou linguagem de amor ou forma de amor, seja lá como você aprendeu, PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO, portanto, não se sentiu amado pelos pais, pois eles não o elogiavam e nem proferiam palavras de amor, tais como: Eu te amo, te adoro e te quero tanto.


Esta é a grande preocupação dos pais no mundo de hoje, o de trazer para os filhos o melhor, mas sem qualquer habilidade.


Por isso te convido, a conhecer as 5 linguagens de valorização, para que você consiga levar para aqueles que você ama, aquilo que para eles faz sentido, para se sintam amados por você, pois do contrário, você terá ao seu redor, pessoas tristes e amarguradas, assim como, crianças inseguras e revoltadas.


1ª) PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO


Quem tem esta como linguagem primária, gosta muito de elogios. Gosta que as pessoas que a cercam e que a amam, profiram elogios verbais a ela, de preferência publicamente. Certamente ela se sentirá valorizada e amada. Além disso, estas pessoas também gostam de ser incentivadas com palavras positivas, que trazem conforto e impulsionamento.


Você pode até não fazer isso, mas saiba que esta pessoa pode se frustrar e dependendo de quem seja, vai pensar que você não a ama.


2ª) TEMPO DE QUALIDADE


Esta linguagem é muito simples, pois as pessoas que as possuem, querem apenas um pouco da sua atenção plena. Atenção plena tem a ver com estar ligado única e exclusivamente na pessoa, se interferências, seja para conversar descontraidamente, contar uma história, ou mesmo sem falar nada. Se você pegar seu celular para dar uma “olhadinha” esta pessoa vai se desconectar e não se sentir amada por você.


3ª) PRESENTES


Pessoas que tem esta linguagem de amor dos presentes é aquela que gosta de ser lembrada, em várias ocasiões. Não só nas datas festivas, onde ela recebe presentes, mas também quando você passa na rua e encontra um flor que fez você se lembrar dela. Ela sente o amor nas pequenas coisas e costuma demonstrar o amor também dando presentes. Perceba a partir de hoje, quem são as pessoas que estão a sua volta que costumam adorar dar presentes, pois a linguagem de valorização desta pessoa, provavelmente é presentes.


As crianças, até uma certa idade, tem como linguagem de valorização os presentes, até porque, estão em pleno desenvolvimento e conhecimento do mundo, sendo que mais tarde revelam outra linguagem ou permanecem com a mesma.


4ª) TOQUE FÍSICO



O carinho, o abraço, o toque suave e tudo o que traga sensação através da pele. Pessoas que tem como linguagem de valorização o toque físico, tem a necessidade de que isso seja comprovado através de uma sensação mais profunda.


5ª) ATOS DE SERVIÇO


Existem pessoas que se sentem valorizadas quando são servidas. Atos de serviço são pequenos gestos de agrado e acolhimento. Quando fazemos uma comida e a colocamos na mesa para quem amamos, ou quando fazemos os temas com nossos filhos ou os ajudamos nas tarefas da casa.


A descoberta da linguagem de valorização um do outro, traz para o casal uma harmonização no relacionamento. Ambos, de posse desta informação, conseguirão trazer um ao outro, a exata medida do que satisfaz, do que faz sentido.


Quando uma pessoa se sente amada, ela se abre completamente para a comunicação e para o entendimento daquilo que será dito.

Sugiro a você que faça testes.

Se seu marido tem como linguagem de valorização o toque físico e isso é muito comum nos homens, antes de argumentar ou contar ou pedir algo, acaricie suas costas e veja o resultado.


E se você quiser saber mais sobre isso, fala comigo aqui mesmo.


Te inscreve no meu site e vem fazer um teste comigo, para descobrir a sua maneira de ser amada (o) e quem sabe a de seu cônjuge, para que vocês dois vivam seus melhores dias aqui na Terra.


...

Roberta Pimentel - Family Coach © Todos os direitos reservados

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo