Aprendizagem Humana

Blog criado para o compartilhamento de ideias e reflexões importantes sobre aprendizagem humana.

Aprender, desaprender e reaprender.

6 setembro 2012

Aprender a aprender, saber desaprender e buscar o reaprender, isso sim é conteúdo da aprendizagem humana. É com este tipo de crença que o Blog Aprendizagem Humana trabalha.

O reconhecido educador Guy Claxton, ex-diretor do Programa de Pesquisa sobre Cultura e Aprendizagem da Universidade de Bristol (Inglaterra),  dá algumas dicas importantes:

1- Alerta: “Nascemos aprendizes e, gradativamente, ampliamos nossas habilidades de aprendizagem. Aprender se aprende!”

2- Pilares que potencializam a aprendizagem em seus diversos aspectos:

  • A resiliência ou capacidade de lidar com as emoções e sentimentos. Pessoas resilientes possuem tolerância alta para a frustração, não se deixam facilmente perturbar com as dificuldades e, muitas vezes, as tomam como desafios. Isso potencializa a aprendizagem.
  • A desenvoltura ou a disposição para buscar e tentar novas maneiras de superar um problema. Pessoas desenvoltas buscam e percebem recursos e estratégias variados, não se atendo necessariamente a uma forma já aprendida ou considerada ideal. Tornam-se, por isso, especialistas em avaliar a relevância de estratégias e recursos diferentes e, portanto, também mais capazes de aprender.
  • A  reflexão sobre os meios utilizados para resolver problemas e aprender. Isso se traduz pela autoconsciência sobre os mecanismos e as estratégias de aprendizado. Além disso, envolve a capacidade de monitorar e avaliar o próprio progresso, reconhecendo pontos fortes e fraquezas.

Se a resiliência, a desenvoltura e a reflexão quanto à própria aprendizagem sustentam habilidades de aprendizagem, não deveriam ser elas também objetivos a serem muito bem trabalhados na escola?

Ter consciência da importância de abordar esses tópicos em sala de aula é um bom começo! Vamos levar esse papo bem a sério nas nossas escolas!!!

Com carinho, Roberta!